Como reverter falhas contábeis em uma pequena empresa? 

08 novembro 2023

Falta de demanda, busca por estratégia de vendas, burocracia, gastos sem retorno… já deu pra entender que o pequeno empresário enfrenta uma série de desafios em uma pequena empresa, certo? Bom, mas ao longo do tempo, enquanto a empresa se desenvolve apesar dos desafios, existe um pequeno obstáculo que pode custar o futuro do negócio: as falhas contábeis

Para pequenas empresas, os erros no fiscal e contábil da empresa podem se tornar uma bola de neve na rotina do empreendedor. Por isso, evitar que as falhas aconteçam é uma das prioridades no controle dos processos empresariais. Mas, e quando essas falhas acontecem? Calma, dá pra reverter a situação. 

A seguir, o Blog do Elo Fiscal vai te explicar detalhadamente como reverter as falhas contábeis em uma pequena empresa. 

O que podem ser consideradas as falhas contábeis?

Existem muitas coisas que podem definir as famigeradas falhas contábeis. Além disso, essas podem ser consideradas grandes ou pequenas e podem acontecer em qualquer negócio, inclusive aqueles altamente organizados. Entre as falhas contábeis mais comuns temos:

  • Atraso no pagamento dos impostos; 
  • Erros de cálculos;
  • Atraso na entrega de demonstrativos; 
  • Falhas na folha de pagamentos; 

Essas falhas podem ter entre várias consequências o custo do futuro da empresa, que pode passar por problemas de regularização com a Receita Federal e, além de tornar o CNPJ inapto, pode pagar multas pelos atrasos. 

Para consultar a situação da sua empresa acesse aqui. 

Como reverter as falhas

Após consultar o motivo da irregularidade no site da Receita Federal, o empresário deve apresentar a documentação solicitada (NF-e, demonstrativo, balanço empresarial etc), e fazer o pagamento da multa pelo atraso da entrega. Por fim, o status do CNPJ deve ser regularizado em até 24hrs. 

Como evitar as falhas contábeis?

Em suma, existem diversas alternativas para evitar que esses erros, sejam eles grandes ou pequenos, prejudiquem o desenvolvimento da sua empresa. Confira

  1. Tenha um calendário fiscal que vai ajudar a evitar que a empresa se perca nas datas para entrega das obrigações. A Receita Federal divulga todo ano o calendário fiscal e você pode acompanhar aqui. 
  2. Busque um serviço de contabilidade eficiente. Dessa forma, a responsabilidade das entregas e regularidade da sua empresa passa a ser a do serviço contábil que você escolher.
  3. Utilize a tecnologia ao seu favor! As plataformas de gestão fiscal e contábil são muito úteis para evitar falhas com contas a pagar e receber, os cálculos contábeis e o armazenamento e gestão dos documentos contábeis. 

Elo Fiscal 

Por fim, é importante dizer que mesmo para uma pequena empresa a tecnologia é a maior aliada no ajuste de setores como fiscal e contábil. Ter uma plataforma de gestão é econômico, prático e aumenta a segurança dos processos da empresa. 

Veja também: 5 dicas de gestão para contadores

Dessa forma, te convido a conhecer a plataforma do Elo Fiscal, um sistema de hiperautomação que gerencia os documentos fiscais, identifica as obrigações, faz cálculo automático dos impostos e muito mais. Não perca tempo! Clique aqui e teste grátis a plataforma por 30 dias.

Matérias relacionadas
Elo Fiscal

Automatize os seus processos e comece a se organizar hoje! Ganhe 30 dias grátis.