Que cuidar de uma empresa é difícil, isso todo mundo sabe. Cuidar da contabilidade de uma empresa pode ser mais difícil ainda. Toda essa dificuldade combinada a variedade de impostos pode assustar o empreendedor, que passa a enxergar a tributação como maior obstáculo para seu lucro. Por isso, muitas vezes, esses empreendedores podem buscar uma alternativa ilegal chamada evasão fiscal.
Em suma, a evasão é uma prática extremamente perigosa, que torna ainda mais complexa a atuação dessa empresa. A seguir, vamos abordar os perigos da evasão fiscal, como evitá-los e como conhecer alternativas legais de redução de impostos. Acompanhe a seguir.
O que significa evasão fiscal
Resumidamente, a evasão fiscal é um conjunto de alternativas para driblar a legislação tributária através de omissão ou não apresentação das obrigações. A prática é considerada criminosa pela Lei Nº 4.729, com punição de detenção de seis meses a dois anos, e multa de duas a cinco vezes o valor do tributo em questão. Muitos conhecem essa prática como sonegação fiscal.
Além disso, podemos caracterizar a evasão fiscal como uma prática imprudente, porque a depender do caso a empresa pode sofrer graves consequências que colocam a sua permanência no mercado em crise.
Inclusive, nem sempre a empresa busca de forma ativa driblar a legalidade, mas pode acontecer por falta de controle das operações fiscais.
Por outro lado, temos a elisão fiscal, que se trata de redução de impostos, mas de maneira legalizada. Entenda:
O que elisão fiscal
Em suma, a elisão fiscal se trata de conjuntos de estratégias para redução de impostos de acordo com permissões da legislação tributária. Essas permissões podem ser através de incentivos ou isenções fiscais, por exemplo. Além disso, a elisão fiscal se relaciona muito mais com um estudo de possíveis oportunidades de redução: desde a troca do seu regime tributário até o enquadramento da sua empresa. Assim, a empresa tem maior conhecimento das estratégias sendo utilizadas e possui a garantia de que elas estão de acordo com a lei.
Basicamente, toda rotina empresarial e todas as burocracias de uma empresa tem uma influência direta no pagamento de impostos. Por isso, são diversas as áreas que podem promover economia e lucro.
Como evitar evasão fiscal
Em suma, existem diversas maneiras de evitar a sonegação fiscal, seja ela por acidente ou necessidade. As três principais ferramentas para garantir a economia de impostos e a legalidade são:
1 – Conhecimento
Sabemos que, lidando com qualquer contexto, dentro e fora do mercado financeiro, o conhecimento é a chave para o sucesso. No caso da preparação fiscal, o contador ou profissional responsável deve estar em constante atualização da tributação vigente. Além disso, é fundamental acompanhar o contexto do Brasil e do mundo quando se trata das finanças. Reformas, polêmicas e outros assuntos que podem impactar a forma como as empresas lidam com sua contabilidade podem ser válidas de conhecimento do profissional. Por outro lado, ainda mais relevante é entender profundamente como funciona o sistema tributário do país porque através desse conhecimento é possível encontrar estratégias de redução de impostos.
2 – Apoio
Nenhuma etapa da jornada empreendedora deve ser realizada sem apoio. Inclusive, na hora de definir quem são os seus parceiros de estratégia, considere uma equipe contábil que te ajuda a regularizar a empresa e também a economizar a tributação. Boa parte dessas estratégias de elisão fiscal e a garantia de que sua empresa esteja segura no mercado faz parte de um trabalho bem-feito de uma contabilidade especializada. O contador deve, como obrigação, se certificar que a empresa esteja sempre em conformidade e evitar riscos à permanência do negócio.
3 – Tecnologia
Como mencionamos anteriormente, nem sempre a evasão fiscal acontece por uma estratégia maliciosa. Geralmente, na maioria dos casos, a empresa pode apenas ter sido inadimplente sem a menor intenção. Por isso, para evitar esse e outros tipos de erros que custam o futuro da empresa, a tecnologia é a maior aliada. Além de praticidade e segurança, os sistemas tecnológicos que promovem melhorias na gestão fiscal são fundamentais para a nova forma de empreender atualmente. Entre softwares de armazenamento de documentos fiscais até calculadoras automáticas, todo e qualquer apoio da digitalização de processos fiscais pode ajudar a evitar erros diversos.
Plataformas de gestão fiscal como solução
Por fim, falando em tecnologia e digitalização, boa parte das ferramentas e sistemas tecnológicos que ajudam as empresas a se desenvolverem com economia e segurança estão nas plataformas de gestão fiscal. Elas, que em sua maioria trabalham com conceito de automação, são a chave para um bom desenvolvimento do setor fiscal da sua empresa.
E falando nisso…
O Elo Fiscal é um gestor completo! Além das calculadoras automáticas e o gerenciamento de documentos fiscais, a plataforma oferece um sistema de hiperautomação completamente inovador e intuitivo. E o melhor, é que você pode testar grátis a plataforma por 30 dias! Não perca tempo: clique aqui e experimente o Elo Fiscal.