O futuro da contabilidade digital

E as principais tendências pra 2024 

O futuro está entre nós e ele é totalmente digital. Par as empresas, a adaptação tecnológica deixou de ser uma vantagem há muito tempo e hoje é quase uma obrigação. Resumidamente, entre as áreas que mais sentem o impacto dessa atualização digital temos a contabilidade, que se adapta diariamente às ferramentas tecnológicas para desburocratizar todas as atividades do setor. Por isso, entender o que é o futuro para a contabilidade digital implica em saber quais as tendências para esse setor esse ano.  

A seguir, o blog do Elo Fiscal vai te explicar as principais tendências para contabilidade em 2024 

1. Automação e Inteligência Artificial  

Não poderíamos iniciar esse artigo sem falar da Inteligência Artificial e toda a transformação que ela trouxe em 2023. Em suma, a combinação da tecnologia de IA junto aos sistemas de automação foram as grandes estrelas do setor fiscal. Contudo, no ano que vem a automação será ampliada para simplificar os processos contábeis e fiscais e a IA terá uma atividade crescente na interpretação e análise de grandes conjuntos de dados fiscais. Juntos, esses dois conceitos são ferramentas poderosas na desburocratização e praticidade da contabilidade nas empresas. Por outro lado, fique atento às ferramentas que surgem para evitar que a falta de conhecimento atrapalhe no processo de implementação. 

2. Blockchain e Cibersegurança 

O blockchain é uma tecnologia de registro distribuído que visa criar um registro público e descentralizado de transações. Ele funciona como uma espécie de livro-razão digital, onde as transações são registradas em blocos que são encadeados sequencialmente, formando uma cadeia cronológica de informações. Para contabilidade digital, esse sistema oferece mais segurança e transparências nas trocas de informação. Por isso, digitalização é a palavra-chave nesses processos, que consequentemente necessitam de sistemas digitais de segurança de dados através de cibersegurança.  

Veja aqui como garantir segurança digital na sua empresa.  

3. Internet das Coisas (IoT)  

A Internet das Coisas (IoT) se refere à interconexão de dispositivos físicos, equipamentos e objetos do dia a dia à internet, permitindo que eles coletem e troquem dados entre si. Inter-conectividade e integração auxiliam nesse processo, que impacta o registro e monitoramento das atividades fiscais. Nesses casos, a IoT tende a criar um ambiente onde objetos podem ser controlados, monitorados e automatizados remotamente, proporcionando eficiência, conveniência e novas possibilidades para o setor fiscal.  

Além disso, existem diversas tendências pra além das que citamos aqui. Pra isso, o empreendedor que se preocupa com a contabilidade digital tem que ficar atento a alguns nomes que podem chamar atenção no ano que vem:  

  • Big Data e analytics; 
  • Armazenamento em nuvem; 
  • Integração de sistemas 
  • Hiperautomação.  

Hiperautomação e contabilidade digital

Por fim, os processos fiscais quando trabalham com conceito de hiperautomação tendem a ser mais eficientes, práticos e seguros. A hiperautomação oferece agilidade máxima ao integrar tecnologias como inteligência artificial, automação de processos e machine learning. Além disso, integra e personaliza as entregas da área fiscal a fim de diminuir a burocracia dos processos e tornar o trabalho neste setor mais produtivo e agradável.  

Dessa forma, a plataforma de gestão do Elo Fiscal trouxe o conceito de hiperautomação da área para promover melhores resultados para profissionais que trabalham no setor fiscal das empresas. Além disso, a plataforma oferece diversas ferramentas para tornar as entregas mais rápidas e seguras, de forma intuitiva e prática. Para conhecer o Elo Fiscal, clique aqui e teste grátis a plataforma por 30 dias.  

Matérias relacionadas