Erros fiscais: saiba como evitar as multas

04 abril 2023

Existe um setor nas empresas que precisa receber o máximo de atenção para evitar grandes dores de cabeça: o departamento fiscal. A área fiscal precisa estar em constante análise pois ela é o grande pilar que garante que a empresa esteja regularizada e segura.

Entretanto, nem sempre é possível evitar os erros que fazem parte da rotina fiscal. Podemos não conhecer tudo, mas existem algumas maneiras de prevenir o negócio de sofrer as sanções fiscais e são essas alternativas que vamos abordar hoje. 

Possíveis razões de erros fiscais

Os erros fiscais são tão possíveis quanto comuns. Falhas humanas podem acontecer em qualquer realidade, seja para uma pequena ou grande empresa independente do tempo de atuação no mercado. É por isso que essa área precisa de análise e vigilância constante. 

De qualquer forma, existem três brechas para os erros fiscais que podem ser evitados a fim de garantir a segurança da empresa. São elas: 

  • Perda de prazos
  • Falta de planejamento
  • Gestão ineficiente 

1 – Perda de prazos

Como mencionamos acima, o departamento fiscal de uma empresa é um dos grandes responsáveis pela regularidade dela. Somente com uma boa equipe especializada é possível evitar que as obrigações fiscais deixem de ser entregues graças ao conhecimento, competência e organização desse setor. Uma dica interessante é ter um calendário de tributos organizados todo mês. Além disso, um cuidado especial deve ser direcionado às declarações obrigatórias e ao período de entrega de todo e qualquer documento ao Fisco.

2 – Falta de planejamento 

Não é possível operar nenhum sistema na empresa se não houver planejamento constante. Com a área fiscal isso não é diferente. O Planejamento Tributário, que é um estudo fundamental para estrutura fiscal do negócio, deve ser elaborado com cuidado para que essa área não seja negligenciada. A legislação está em constante mudança e parte do planejamento tributário é entender como a estrutura da empresa e a estrutura fiscal do país podem estar em conformidade para garantir mais organização nessa área. 

3 – Gestão ineficiente

A desorganização da empresa e a falta de harmonia entre os processos podem gerar erros fiscais de maneira desnecessária. A análise, auditoria interna e fiscalização de tudo que acontece no setor fiscal pode fazer muita diferença nos resultados. Além disso, é importante manter  todos os arquivos bem gerenciados para melhorar a organização dessa documentação extremamente relevante. 

Outras razões podem levar a erros fiscais de diversas origens. A falta de armazenamento de NF-e e apresentação para fiscalizar são um dos motivos mais comuns na falha de entregas. Para ajudar nisso temos uma solução prática que depende de um grande aliado do desenvolvimento dos negócios: a tecnologia

Mesmo assim, você deve estar se perguntando:

Como evitar os erros fiscais?

Bom, existem algumas alternativas que podem impedir que essas pequenas falhas alcancem a realidade dos negócios. Entre elas é possível:

  • Investir em capacitação da equipe fiscal; 
  • padronizar os processos;
  • ter um calendário de tributos;
  • investir sistema de gestão integrada;
  • investir em uma plataforma de gestão fiscal.

Para melhorar a gestão fiscal o monitoramento, planejamento e análise são essenciais. Mesmo assim, adaptar o setor às ferramentas que existem no mercado para evitar os erros é de longe a melhor das opções. 

Um sistema de gestão integrado mantém em sintonia todos os setores porque tudo se atualiza de forma automática no lançamento de um novo arquivo. Já o sistema de gestão fiscal cuida de toda documentação fiscal dos negócios. Ele é vantajoso para empresas, contadores ou qualquer outra categoria que lide com essas obrigatoriedades. 

Se quiser saber mais sobre uma plataforma de gestão fiscal acesse aqui

Soluções inteligentes para evitar os erros

Saber como evitar erros virou uma preocupação constante das empresas. As falhas na área fiscal podem levar a empresa a sofrer sanções, ficar irregular e pagar multas por inadimplência. 

A boa notícia é que não é tão difícil adaptar a empresa a novas rotinas para entrega das obrigações fiscais. A tecnologia de ferramentas e gestão e automação de processos pode fazer muita diferença nessa área. Mas não se limite a um sistema que entrega apenas isso. 

O Elo Fiscal pode ser a solução para as dores de cabeça que acompanham todas as burocracias fiscais. Evite erros com cálculos e má gestão com suas notas fiscais. Conheça a plataforma e teste grátis por 30 dias.

Quer tirar dúvidas? Fale conosco e entenda nosso sistema!

Matérias relacionadas
Elo Fiscal

Automatize os seus processos e comece a se organizar hoje! Ganhe 30 dias grátis.