Não é novidade para nenhum de nós que uma das áreas mais importantes de gerenciamento das empresas é o setor financeiro. Esse setor, que acumula o tamanho, os resultados e a entrega da empresa, precisa o tempo todo de atualização e controle por parte da gestão financeira. Por isso, cada vez mais as empresas encontram alternativas para tornar o controle desse setor mais efetivo, e muitas vezes ele ocorre através de sistemas digitais.
A seguir, você vai conhecer 4 sistemas digitais que mudaram a forma como as empresas organizam o setor financeiro e quais os sistemas mais comuns na atualidade. Confira a seguir!
Por que cuidar das finanças nos negócios?
Como mencionamos anteriormente, as finanças nas empresas indicam principalmente os resultados de lucro e faturamento. Além disso, é esse o setor que indica quais são os valores a receber de uma forma geral e quais as pendências de pagamento. Algumas áreas que o setor financeiro administra são:
- Fluxo de caixa;
- capital de giro;
- pagamento de impostos e NF-e.
Por isso, esse setor precisa estar sempre organizado e alinhado aos propósitos da empresa. Para fazer isso, o empreendedor pode optar por utilizar um sistema financeiro digital para ajudar a manter essa organização.
A seguir, conheça os sistemas tecnológicos mais comuns na rotina das empresas:
Planilhas
Uma das primeiras alternativas tecnológicas para automatizar cálculos e controle dos registros financeiros foram as famigeradas planilhas. Era muito comum que em escritórios de contabilidade ou até mesmo pequenas empresas, em geral, os setores se organizassem única e exclusivamente através desse sistema. Por mais que pareça uma ideia um pouco mais antiquada, é bem comum que as planilhas estejam presentes até hoje na rotina das empresas, afinal, existem diversas funcionalidades para elas e muitas vantagens em utilizá-las.
Softwares financeiros
Indo além, alguns sistemas e softwares específicos foram desenvolvidos além das planilhas. Eles ajudaram a desenvolver estratégias para otimizar ainda mais as entregas, armazenamento e gerenciamento dos processos financeiros das empresas. Assim como as planilhas, boa parte de softwares financeiros ainda estão presentes no cotidiano dos negócios e se tornaram essenciais para as entregas.
Apps de finanças
Algumas soluções são mais recentes, como os aplicativos de finanças. Comum entre os pequenos empresários, boa parte dos apps ajuda a ter o controle das despesas e receitas de uma empresa na palma da mão, de forma muito mais descomplicada para quem quer acompanhar as atualizações financeiras em tempo real.
Plataformas de gestão financeira
E por fim, mas não menos importantes, as plataformas de gestão financeira, que podem muitas vezes ser simultaneamente softwares e apps. Esses sistemas são extremamente comuns atualmente, e as opções no mercado são diversas. Por isso, o maior trabalho do empreendedor é escolher o sistema que mais se adequa à realidade do negócio.
Veja também: Como garantir a segurança financeira da sua empresa?
Gestão financeira/fiscal/contábil: é a mesma coisa?
Por fim, é muito comum que gestão financeira, gestão fiscal e gestão contábil se confundam bastante. Contudo, por mais que sejam sistemas diferentes eles se relacionam diretamente. Até porque, em todos os casos, estamos falando de dinheiro. A gestão financeira é como um guarda-chuva que envolve a gestão fiscal e contábil.
Mas mesmo que essas áreas se conectem, na hora de escolher um sistema digital para gerenciamento financeiro, é importante considerar uma plataforma específica para cada setor.
O Elo Fiscal é uma plataforma de hiperautomação com gerenciamento deste setor tão importante para a empresa. Conheça a plataforma e teste grátis 30 dias!