Pular para o conteúdo

Como evitar autuação fiscal na sua empresa

Autuação fiscal é a última etapa de uma investigação rigorosa da Receita Federal a uma empresa. Essa etapa consiste na verificação de pendências fiscais na empresa que foram investigadas anteriormente, e a aplicação da penalidade se a justiça determinar. 

Essas penalidades podem ser graves e resultar até no fechamento da empresa. Mas não se preocupe, existem várias razões pela qual uma empresa pode ser autuada e às vezes, esses incômodos podem ser impedidos com o direcionamento certo. 

Para ser essa luz no fim do túnel e te impedir desse desconforto, preparamos um conteúdo bem explicativo sobre como impedir a atuação fiscal na sua empresa e se organizar para se manter em dia com o Fisco. Acompanhe a seguir!

Por que uma empresa passa por Autuação Fiscal

A complexidade do sistema tributário brasileiro pode atrapalhar a gestão dos tributos. Mesmo com um bom sistema de organização e uma contabilidade de confiança podem ocorrer erros na hora de entregar a documentação. É compreensível que nem todo erro seja proposital, mas para evitar maiores divergências, a Receita Federal mantém uma fiscalização intensa sobre as empresas e a maneira como elas têm cumprido com suas obrigações. 

Se por alguma razão durante as fiscalizações a justiça perceber algum atraso, erro, declaração falsa ou imprecisa sobre alguma obrigação tributária da empresa, pode ser que ela seja autuada. Entretanto, existem algumas formas de impedir esses erros. 

Dicas para evitar a Autuação Fiscal 

Tenha uma equipe especializada

Sem sombra de dúvidas a área financeira da empresa é uma das mais importantes de todo o negócio. Para um impacto positivo é importante investir em uma boa contabilidade. Uma equipe que conhece a legislação e se mantém por dentro de todas as mudanças legais e tributárias do país faz toda diferença. 

Além disso, é com essa equipe que vai ser possível organizar o calendário tributário e o planejamento tributário para evitar multas e atrasos na entrega das obrigações. 

Estabeleça uma fiscalização interna

Consulte sempre as pendências com a Receita Federal. É importante também especificar todas as movimentações e relatar todo desempenho da empresa a curto e longo prazo. 

Periodicamente converse com a equipe, observe os parâmetros. Observe também os relatórios e se toda documentação está em dia. Dessa forma, a empresa não somente evita ser surpreendida com possíveis pendências como se mantém em harmonia como um todo. 

A tecnologia como aliada

Todo ser humano é passível de erro. É por isso que às vezes, o motivo da divergência de informações pode ser um pequeno deslize não proposital, causado por uma sobrecarga ou confusão de qualquer tipo. 

Para resolver esses problemas e evitar esses erros, as ferramentas de automação são um divisor de águas na rotina contábil de muitas empresas hoje em dia. Investir em softwares de automação que calculam o pagamento de tributos e executam tarefas burocráticas de forma prática, rápida e segura é mais do que vantajoso, é essencial e não passível de erros. 

O melhor sobre possuir essas ferramentas é que além de promover maior produtividade na empresa e melhor aproveitamento da equipe fiscal, são eles que garantem um maior controle sobre as movimentações tributárias na empresa. 

Nossa forma de promover seu desempenho é muito mais do que automática. Para conhecer a nossa ferramenta de (hiper)automação, acesse nosso site e conheça a melhor maneira de evitar os erros na sua empresa com o Elo Fiscal!

Outros artigos