Atualmente, existem diversas soluções tecnológicas para gestão de tempo. A quantidade de demandas que acompanha a rotina das empresas pode trazer um grande inimigo da proatividade: a sobrecarga. Nesse sentido, um dos fatores que determinam o nível de sobrecarga é a falta de tempo para executar tarefas na organização.
É por isso que no âmbito profissional e pessoal a gestão de tempo é a chave para resolver esse problema.
No artigo a seguir, vamos falar sobre a importância da gestão de tempo dentro das empresas e como utilizar ferramentas tecnológicas para aumentar a produtividade nas organizações. Acompanhe!
O que significa gestão de tempo?
Gestão de tempo são soluções, estratégias ou planos que tem como objetivo organizar a maneira como atendemos demandas da rotina dentro de um tempo de qualidade. Isso significa aplicar algumas dessas soluções para que tarefas do cotidiano sejam desempenhadas com o máximo de qualidade no menor tempo possível. Gestão de tempo também significa priorizar o que é mais importante, o que exige mais tempo e o que precisa ser entregue mais rápido de forma equilibrada, sem se sobrecarregar.
Como melhorar a gestão de tempo nas empresas
Algumas soluções podem ser mais simples que outras. A melhor maneira de começar é fazendo um planejamento de tudo que pode ser melhor organizado. Entretanto, um grande aliado pode entrar como principal ferramenta para otimizar o tempo: a tecnologia.
O objetivo deste artigo é falar sobre quais as melhores soluções digitais para garantir a produtividade do negócio de maneiras simples para depois investir em grandes gerenciadores de tempo.
4 ferramentas digitais simples para gestão de tempo
Não é necessário começar grande quando se trata de produtividade. Algumas pequenas alternativas podem fazer muita diferença individualmente e coletivamente nos negócios. Para isso acontecer, considere o uso desses quatro sistemas:
1 – Focus To-Do
Esse é um App/extensão que funciona em método pomodoro, que é o timer em blocos com período de descanso. O método é muito efetivo e ajuda na organização de tempo para execução de uma tarefa e evita cansaço por longas jornadas de concentração. O App e a extensão estão disponíveis gratuitamente para download e possui além do cronômetro, dados de progresso, sincronização e alarme, além da possibilidade de personalizar e fazer anotações nas tarefas.
2 – Google Calendar
Sabemos que um dos pilares para organização é o cumprimento de prazos. Para isso, os calendários são essenciais para manter a empresa organizada. A ferramenta do Google Calendário é uma boa solução graças a sincronização e compartilhamento das rotinas diárias ou semanais, e isso é um grande benefício para trabalhos coletivos. Além disso, os sistemas do Google Workspace são interessantes para quem busca praticidade e acessibilidade, pois não é necessário ser um gênio da tecnologia para ter uma boa relação com os sistemas.
3 – Trello
Essa ferramenta de kanban é ótima para entender os processos individuais e coletivos de um grupo. Acompanhar os status das tarefas e a quem está atribuída é uma ótima dica de organização, além de possuir ferramentas de gestão muito eficazes em uma só plataforma. O Trello possui um sistema interativo e de fácil acesso que atribui ainda mais vantagens na sua utilização. Uma solução de produtividade interessante para o acompanhamento de processos e trabalho em etapas.
4 – Elo Fiscal
Uma das soluções digitais mais eficazes é a automação de processos. O Elo Fiscal é uma ferramenta de automação que gerencia uma das áreas mais importantes da empresa: os processos fiscais. A plataforma conta com calculadoras automáticas, armazenamento e gerenciamento de NF-e, controle de contas a pagar e receber e muitas outras soluções integradas em um único lugar. Organizar essa área e automatizar além de seguro é econômico. Essa pode ser uma ótima solução para direcionar a equipe a setores mais consultivos e evitar a perda de tempo com burocracias.
Benefícios da gestão de tempo nas empresas
É possível que a falta de gestão de tempo individualmente atrapalhe a nossa vida drasticamente. Entretanto, quando isso está infiltrado nos sistemas de uma corporação os resultados negativos podem ser maiores.
Gestão de tempo se relaciona diretamente com produtividade nas empresas e a falta de produtividade pode provocar estagnação de carreiras, má qualificação no mercado e desmotivação da jornada de trabalho.
Contudo, ao ter uma gestão de tempo eficiente a empresa pode:
- Reduzir custos;
- evitar perda de prazos;
- aumentar a produtividade e satisfação dos colaboradores;
- aliviar o estresse;
- atrair bons resultados;
- reduzir erros;
- aprimorar a qualidade das entregas;
E muitos outros.
Tempo é dinheiro?
Os setores burocráticos das empresas precisam ser práticos, rápidos e seguros. Por isso, algumas atividades podem ser automatizadas para promover resultados positivos na gestão de tempo. Isso pode gerar economia nos cofres da empresa e evitar desgastes pela falta de organização em diversos setores.
Se quiser conhecer a plataforma do Elo Fiscal e testar gratuitamente por 30 dias clique aqui e comece a melhorar os resultados do seu negócio!