Pular para o conteúdo

7 tendências tecnológicas para o ano de 2023

Se tem uma coisa que os últimos anos nos mostraram é que o processo de digitalização pode nos alcançar mais rápido do que imaginamos. Por causa da pandemia, houve uma necessidade de se adaptar a um ambiente onde o digital precisa estar em foco e isso trouxe uma série de ferramentas tecnológicas que estão presentes nas nossas vidas até hoje.

Estudar e entender as atualizações é necessário para trazer um olhar mais profundo para o que significa a mudança de um novo ciclo para as diversas áreas da nossa vida e qual o impacto que temos sobre elas. 

Com o ano de 2023 não seria diferente. O próximo ano garante que boa parte das nossas vidas sejam alcançadas por novas ideias digitais muito interessantes e é sobre elas que vamos falar hoje.

Principais tendências tecnológicas para 2023

1. Metaverso

O Metaverso é uma pauta interessante para o próximo ano. Sabemos que existem limitações para sermos apresentados a ideia de metaverso que existe atualmente, mas o mundo caminha para que as interações digitais sejam cada dia mais imersivas. Integração de comunicação e convívio no âmbito digital trazem uma série de benefícios e tornar esse ambiente cada vez mais interativo pode mudar a forma como nos relacionamos uns com os outros para melhor. 

2. Super Apps

Os Super Apps são uma nova realidade que pode ser melhor aproveitada no ano que vem. Esse conceito define o uso de diversas ferramentas ou aplicações em um único sistema integrado para facilitar o uso dessa diversidade de ferramentas em diversos processos ou sistemas organizacionais. Esse modelo permite que a integração de processos exista além dos conceitos de automação e que sejam direcionados para o convívio relacional nas empresas. 

3. Inteligência Artificial

A IA pode ser a maior tendência para o ano de 2023. A adaptação das Inteligências Artificiais já está em andamento e pode ser implementada em uma gama de sistemas do mundo todo: nos negócios, nas comunicações pessoais, na ciência e em todo o cotidiano. As IA podem ser testadas e treinadas para garantir segurança, agilidade nos processos e integração digital em nas realidades empresariais. 

4. Sistemas de automação 

É impossível falar de tendência digital e não citar os sistemas de automação. As ferramentas de automação estão mais presentes na nossa rotina do que imaginamos. Com elas, é possível otimizar tempo e desburocratizar uma série de processos. Contudo, os sistemas de automação são mais do que robôs de atendimento. Esses sistemas podem operar na parte mais tecnológica das nossas vidas para direcionarmos cuidados a áreas que exigem interação humana. 

Para conhecer a plataforma de hiperautomação do Elo Fiscal e começar o ano com o pé direito, acesse aqui. 

5. Humano e digital 

O humano e o digital estão cada vez mais relacionados. Tanto para as IAs ou para os conceitos de Metaverso, a humanização dos processos é um conceito valorizado com o avanço da tecnologia. A ideia é que os sistemas de automação sejam cada vez mais inseridos na nossa realidade para abrir espaço para interações que realmente precisam do nosso contato. Isso significa que a ideia de aplicar a tecnologia onde ela se faz necessária atualmente é contrária ao pensamento de que máquinas vão nos substituir, quando a ideia é justamente trazer melhores interações dentro da modernidade. 

6. Criptografia e cibersegurança

Os avanços tecnológicos também abrem brechas para ataques cibernéticos. A cada atualização, crimes contra a proteção de dados e informações dos usuários estão mais ameaçados. Para isso a tecnologia também precisa avançar. A criptografia de dados, tokens de segurança e alternativas de cibersegurança são pautas cada dia mais presentes e se não são consideradas ainda, serão praticamente obrigatórias no próximo ano. 

7. Tecnologia Sustentável 

Tecnologia sustentável traz as adaptações tecnológicas para um setor que precisa de atenção. Cada dia mais as pessoas se preocupam com a questão climática e ambiental. Por isso, trazer soluções tecnológicas para esse campo pode ser uma dinâmica interessante no ano de 2023. Além disso, é possível que as inovações digitais passem por um filtro onde o interesse em aplicar o digital inclua se aquelas tecnologias são boas para o meio-ambiente. 

A importância de ser digital 

Perder o timing para se adaptar às tecnologias pode ser prejudicial para diversas áreas na nossa vida. O mundo mudou e está em constante mudança. Não existe melhor momento para acompanhar as novas tecnologias do que agora. 

Algumas dicas para começar a adentrar nessa realidade são: 

  • Integre sistemas 
  • Utilize plataformas de nuvens
  • Estude e acompanhe as atualizações 
  • Teste novos sistemas digitais 
  • Se proteja de ataques com ferramentas de cibersegurança 
  • Substitua sistemas ultrapassados 
  • Esteja online 

Conclusão 

Além de todas as mudanças que podem acontecer na nossa vida durante um ano inteiro, é importante estar alinhado com o que acontece ao nosso redor. Quando se trata da tecnologia e o mundo digital, estar por dentro dessas atualizações e utilizar de meios para aplicá- las nas nossas vidas já faz muita diferença. 

Sem essa adaptação é como se parássemos no tempo. A vida e a tecnologia continuam acontecendo e ficamos presos a sistemas que daqui um tempo deixarão de existir. 

Para isso, se envolva com os processos globais de digitalização que nos rodeiam e não deixe de participar das mudanças digitais que impactam nossa vida diariamente.

Outros artigos