Um panorama dos feitos tecnológicos que se expandem ainda mais no ano que vem
Se você acompanhou o ano de 2023 com um olhar mais apurado para as tecnologias que preencheram os ambientes, deve estar com altas expectativas para o que esperar no ano que vem. É notório que para a tecnologia em 2023 o ano marcado por inovação. Essas “tendências”, que se estabeleceram com tanta força, não são passageiras. Muito pelo contrário, marcaram o nosso ano apenas para se firmarem por onde passaram.
Isso significa que, no ano que vem, é bem provável que os termos que ouvimos esse ano se tornem cada vez mais participativos nas rotinas de diversas áreas. Ciência e tecnologia avançam para ser uma crescente participativa na sociedade, e em 2024, podemos ver a evolução acontecendo em tempo real. A seguir, vamos observar como as crescentes tecnológicas deste ano se expandem para o próximo ciclo.
IA em todos os lugares
Se existe uma palavra que ganhou força em 2023 foi Inteligência Artificial. As IAs estiveram por todo o mundo provando ser um destaque na rotina tecnológica em diversas áreas. Para as empresas, para a ciência, para as artes… esse conceito um tanto quanto polêmico elevou o nível de acesso a tecnologia em todo globo. Em 2024, machine learning e Inteligência Artificial regenerativa são dois grandes destaques de implementação das novas tecnologias. Contudo, os avanços de Inteligência Artificial exigem novos avanços na regulamentação dessas tecnologias. Os órgãos responsáveis precisam acelerar os modelos de regulamentação para segurança da população no uso de IAs na mesma frequência em que essas tecnologias se desenvolvem.
Cibersegurança
Ainda falando de segurança e uso responsável de tecnologias, é muito provável que outra pauta presente seja a cibersegurança. Os sistemas digitais crescem numa velocidade absurda. Ocasionalmente, os perigos dessas tecnologias também se expandem. Dessa forma, os sistemas de cibersegurança crescem em configurações avançadas como verificação em duas etapas, criptografia, tokens e muitos outros. Além disso, cada vez mais as empresas de tecnologia e instituições financeiras se empenham em entregar novos modelos de segurança digital a fim de garantir a proteção dos dados de todos os usuários contra ataques cibernéticos.
Imersão e interatividade
Experiência também foi a palavra do momento este ano. Pesquisas apontam que os usuários têm cada vez mais priorizado as experiências dos produtos. E quando combinados a personalização dessas experiências, os resultados são potencializados. No ramo da tecnologia, esses níveis de experiências incluem as ferramentas de interatividade e imersão dos usuários, que tendem a estar ainda mais presentes no próximo ano.
Hiperautomação
E por fim, mas não menos importante, o conceito ganhou um espaço significativo nos escritórios onde a logística de produção era o carro chefe: hiperautomação. Esses termo fala sobre outra crescente do mercado que promete nada mais nada menos do que a integração total dos processos de forma completamente automatizada. A hiperautomação se tornou indispensável para alguns setores como as grandes indústrias e os escritórios de contabilidade. E se você imagina que esse sistema está muito distante de você, está muito enganado. A hiperautomação pode ser através de uma simples plataforma ou software.
Elo fiscal
Um exemplo prático de hiperautomação? A plataforma do Elo Fiscal, que automatiza o setor fiscal e contábil da sua empresa e trabalha para otimizar tempo, espaço e dinheiro, principalmente quando falamos sobre a burocracia dos escritórios de contabilidade. O melhor é que clicando aqui você pode testar por 30 dias a plataforma, ou seja, dá tempo de iniciar o ano experimentando um pouco do que a tecnologia pode fazer por você.