Conheça os três documentos fiscais mais importantes da gestão fiscal 

14 fevereiro 2024

Existem muitos detalhes, grandes e pequenos, que fazem os cuidados de uma empresa serem, às vezes, muito burocráticos. Entre eles, a entrega e gestão dos documentos fiscais com certeza no top três dessa lista. E falando em top três, quando se trata desses documentos fiscais, existem três principais e mais importantes documentos fiscais que as empresas devem emitir. O que você talvez não sabia, é que os três se tratam de Notas Fiscais. 

A seguir, iremos conhecer e entender a importância desses três documentos e o impacto deles na gestão fiscal da sua empresa. Acompanhe a seguir 

Conhecendo a Nota Fiscal 

Com certeza  a Nota Fiscal é o documento fiscal comprobatório mais importante de uma empresa. Em suma, esse documento é a garantia de cumprimento das obrigações com o Estado e também uma ferramenta de controle na análise do processo financeiro de uma empresa. Basicamente, a Nota Fiscal é o documento que registra todas as operações de compra e venda de uma empresa. Nela, são detalhadas todas as informações da compra, assim como detalhes da empresa e do comprador, além de valores e descrição dos produtos e/ou serviços.

Além disso, a NF serve como documento oficial de comprovação de compra. Por isso, em caso de desconformidade, devolução ou troca, a legislação só permite a garantia do direito do consumidor através da apresentação da Nota Fiscal. Há não muito tempo atrás, a NF passou por um processo de digitalização e foi reconfigurada como a Nota Fiscal Eletrônica, o documento XML digital e a Nota Fiscal. Atualmente, a NF-e é o formato de documento fiscal obrigatório para apresentação ao Fisco, ou seja, todas as empresas devem recolher a NF-e em formato XML para fins comprobatórios na Receita Federal. A seguir, vamos entender mais como funcionam as Notas Fiscais Eletrônicas.

Nota Fiscal Eletrônica

Como mencionamos anteriormente, a Nota Fiscal Eletrônica é o formato digital da NF. Ela contém, basicamente, as mesmas informações da nota tradicional, mas com a diferença de ser em formato de documento xml e ser armazenada em arquivos digitais. Além disso, a NF-e está presente em todas as operações de grandes e pequenas empresas e é obrigatória para qualquer transação de compra e venda. 

Microempreendedores Individuais estão isentos da apresentação da NF-e, com exceção de serviços ou produtos vendidos para outras empresas. 

Nota Fiscal Eletrônica de Serviços

Por outro lado, a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e) tem a mesma proposta, com a diferença de ser um documento de comprovação de serviços, ou seja, o documento comprobatório de uma atividade de serviços. A NFS-e é obrigatória para prestadores de serviços e, assim como na NF-e, seu armazenamento e entrega são feitos no âmbito digital. 

Leia também: Entenda a importância do arquivo XML e a NF-e

Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica

A Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica é uma alternativa digital para a Nota Fiscal tradicional geralmente entregue fisicamente para o consumidor final. Geralmente, o modelo físico da Nota do consumidor era entregue em compras do varejo como o comprovante das compras. Em supermercados esse modelo de operação ainda é muito comum. Contudo, a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica tem como objetivo documentar a venda para o consumidor final em operações internas e sem cobrança do ICMS. 

Como as empresas devem cuidar das suas NF-e?

Em suma, empresas devem se preocupar constantemente com a regularidade das NF-e. Para isso, a gestão dos documentos fiscais exige um controle preciso das informações armazenadas. Isso significa que, contadores e empreendedores devem ter cuidado com a forma que armazenam seus documentos fiscais, incluindo as NF-e. 

Por isso, a escolha de um bom gestor fiscal para cuidar das notas passadas ou futuras pode ser a solução ideal para evitar irregularidades com esse documento tão importante. O gestor da plataforma do Elo Fiscal trabalha com hiperautomação dos documentos fiscais. Não perca tempo! Clique aqui e teste a plataforma por 30 dias grátis!

Matérias relacionadas
Elo Fiscal

Automatize os seus processos e comece a se organizar hoje! Ganhe 30 dias grátis.