Pular para o conteúdo

Utilize softwares contábeis para evitar erros

A busca por novas formas de aprimorar softwares contábeis está em alta. A realidade exige que quase tudo em nossas vidas tenha apoio das plataformas e sistemas tecnológicos que conhecemos até hoje. Essa realidade alcança quase todas as áreas das nossas vidas, inclusive, nosso profissional. 

Com a contabilidade não seria diferente. Utilizar a tecnologia em favor do contador é extremamente vantajoso tanto para o escritório quanto para os clientes.

Mesmo que os processos de uma equipe sejam bem estabelecidos, eles podem sempre ser atualizados. E quando falamos em atualização não podemos deixar de pensar em tecnologia

A tecnologia nos alcança facilitando muito nossa forma de produzir e trabalhar. Dessa forma, temos um maior aproveitamento de outras atividades que podem ser priorizadas.

Hoje, falaremos sobre como a tecnologia se tornou a ponte para mudar a forma como enxergamos a produtividade de uma equipe e como pode ser vantajoso incluir a rotina digital nos processos contábeis. 

O uso de softwares de automação na contabilidade

Os recursos tecnológicos ou softwares são desenvolvidos para melhorar o desenvolvimento e processo de alguma área, e têm sido implementados nos ambientes de trabalho a muito tempo. 

Mesmo com a constante atualização desses sistemas e a melhora da maioria daqueles que já funcionavam, existe relutância em se adaptar ao novo. 

Pensando nisso, preparamos uma lista de vantagens em utilizar softwares de automação no seu escritório de contabilidade.

Por que utilizar ferramentas de automação contábil

Com o tempo, a contabilidade precisou se adaptar aos  sistemas tecnológicos da mesma forma que outros setores. Isso porque grande parte dos processos que envolvem os trâmites contábeis são extremamente burocráticos e podem ser submetidos a erros que podem ter consequências desagradáveis. 

A partir desse problema foram desenvolvidos sistemas de automação dessas burocracias e eles evoluem constantemente para melhorar os serviços contábeis que conhecemos hoje. 

Atualmente, muitos escritórios de contabilidade investem nas ferramentas de automação pois são essas ferramentas que ajudam a:

  • Priorizar atividades estratégicas aos clientes
  • Ter um maior aproveitamento da equipe fiscal 
  • Aumentar a produtividade
  • Promover maior confiança e segurança aos clientes
  • Evitar erros na entrega da contabilidade

O contador é a ponte entre o cliente e o governo. Lidar com essas duas partes exige muita responsabilidade e cuidado para evitar erros que reflitam de forma financeira e legal na vida dos clientes. 

4 vantagens de alguns softwares contábeis

  1. Alguns softwares armazenam, convertem e gerenciam arquivos em XML e os disponibilizam para consulta sempre que necessário.
  1. Outros, disponibilizam também as guias de pagamentos de tributos a pagar. Além disso, para facilitar ainda mais a ponte cliente – contador – governo, algumas ferramentas evidenciam contas a pagar e receber.
  1. Mais uma das muitas vantagens de um sistema do tipo, é poder calcular automaticamente notas de entrada de forma segura.
  1. Outra função de extrema relevância é o armazenamento, download e consulta de notas fiscais. Alguns softwares em específico conseguem até gerar essas notas.

Todas essas vantagens incluem benefícios e novas ferramentas que aprimoram ainda mais a forma de cuidar da contabilidade. O importante é analisar quais dessas são úteis de acordo com seu objetivo.

Melhor do que uma ferramenta de automação é ter uma desenvolvida totalmente para facilitar todos esses processos burocráticos e trazer a praticidade e segurança que só a contabilidade pode oferecer. Pensando nisso, te convido a conhecer o Elo Fiscal, uma ferramenta de hiperautomação desenvolvida totalmente para promover a praticidade que a tecnologia tem a oferecer. Acesse nosso site e conheça todos os nossos serviços!

Outros artigos