Até onde a inteligência artificial pode nos prejudicar?

O uso das Inteligências Artificiais é um tema muito recorrente atualmente. Se você chegou até esse artigo provavelmente já deve conhecer o que são as Inteligências Artificiais e como elas funcionam. Mas você sabe os riscos de uma IA? Sabe até onde a Inteligência Artificial pode nos prejudicar? Se sua resposta para alguma dessas perguntas foi não, fique até o final deste artigo para solucionar essas dúvidas. 

O receio em utilizar as IA

Não é de hoje que o uso da Inteligência Artificial divide opiniões. Entidades governamentais, escolas, cientistas e outros grupos de interesse têm demonstrado receio em utilizar as novas tecnologias de IA disponíveis com fácil acesso à população. 

Recentemente, Geoffrey Hinton, um dos pioneiros da tecnologia das Inteligências Artificiais, se demitiu da Google para falar abertamente sobre os riscos da Inteligência Artificial e os perigos do uso indiscriminado da tecnologia. O cientista foi responsável por criar a base intelectual dos sistemas de Inteligência Artificial em 2012.

Esse acontecimento ilustra o que significa o receio da população ao utilizar as IA. Por isso, por mais que os benefícios do uso da Inteligência Artificial sejam um tema muito importante e em constante debate, o uso indevido e os riscos da tecnologia também precisam estar em pauta.

Possíveis prejuízos no uso da Inteligência Artificial

O tema de preocupação mais abrangente sobre o uso das IAs é o futuro do trabalho. É muito comum hoje em dia ouvir entre os debates sobre a Inteligência Artificial que “as máquinas vão nos substituir daqui um tempo”. Contudo, por mais que esse futuro esteja cada dia mais próximo, não podemos afirmar com certeza o que pode acontecer. É possível, por sua vez, falar abertamente sobre esses temas para impedir que o futuro seja prejudicado pelas tecnologias que são feitas para alavancar o desenvolvimento humano.

Entre os possíveis prejuízos causados pelo uso indiscriminado da Inteligência Artificial temos:

  • Disseminação de desinformação e fake news;
  • Uso inapropriado de dados;
  • Falhas no desenvolvimento social e comunicação interpessoal;
  • Uso inapropriado para trabalho criativo como arte e escrita. 

Além disso, é muito importante que os usuários se atentem as políticas de privacidade e termos de autorização de dados das Inteligências Artificiais. Políticas transparentes são uma bandeira verde para o uso das IA, visto que é uma preocupação o futuro do seus dados em plataformas tecnológicas. 

Alternativas de IA para aqueles com receio 

Em conclusão, todo e qualquer tipo de tecnologia deve ser usada com consciencia e responsabilidade. Com as Inteligências Artificiais isso não seria diferente. Por isso, o ideal é buscar IAs com propósito específico de uso. Entre as alternativas, temos:

  • ChatBots;
  • Assistentes virtuais;
  • Ferramentas de automação. 

Todos esses sistemas podem ser utilizados nas mais diversas áreas da nossa vida. Cada um deles é extremamente vantajoso para praticidade da rotina, desenvolvimento interpessoal e desenvolvimento das empress. 

Se estiver buscando alguma dessas vantagens, que tal automatizar sua rotina fiscal? Acesse o site do Elo Fiscal, conheça a plataforma e teste 30 dias grátis!

Matérias relacionadas