Como escolher um sistema contábil para o negócio 

15 agosto 2023

Há algumas semanas, falamos aqui no Blog do Elo Fiscal sobre as principais vantagens de escolher um software contábil para o seu negócio. Contudo, na hora de escolher qual é o software ideal existem alguns passos que você deve seguir. Por isso, se quiser saber como escolher um sistema contábil para seu negócio fique até o final deste artigo. 

Por que ter um sistema contábil?

Não é novidade para ninguém que a contabilidade é, em sua grande maioria, um trabalho digital. Por ser umsetor estratégico com entregas e responsabilidades tão pontuais, para ter maior espaço de atuação consultiva o contador precisou se reinventar para tornar a rotina mais digital. Por isso, praticamente tudo que envolve a contabilidade e as empresas também precisade adaptação tecnológica.

Além disso, envolver a tecnologia nos sistemas contábeis incluem outras vantagens, como por exemplo:

Contudo, para tornar a rotina contábil mais digital é necessário escolher o sistema que mais se encaixa a realidade das empresas. Seja prestador de serviço contábil ou empresário individual, saber por onde começar é primordial para não errar na escolha do software.

Passo a passo de como escolher um sistema contábil 

  1. Planeje

Resumidamente, sem planejamento é impossível que uma empresa tenha um desenvolvimento saudável a curto e longo prazo. Isso serve para as finanças, tomada de decisões, estratégias de marketing e também quais sistemas serão implementados na empresa. No caso dos sistemas contábeis, a decisão de aplicá-los na sua empresa deve vir acompanhada de muito estudo para entender se os modelos analisados serão bem aproveitados na empresa. 

  1. Implemente (aos poucos

Faça um teste e analise se a versão piloto da implementação para analisar se os resultados foram relevantes o suficiente. Entretanto, não fique frustrado caso os resultados forem mínimos, pois isso é determinante para as próximas frases. O teste garante que, mesmo que lá na frente a escolha do software não tenha sido a melhor, ao menos não foi por falta de estudos. Por isso, considere uma fase testes ou avaliação temporária do software.

  1. Conheça os softwares 

Não dá para incluir os softwares na empresa sem antes conhecê-los. Conhecê-los nesses casos, significa saber os preços, viabilizar de acordo sua realidade, comparar, entender as ferramentas, buscar depoimentos, assistir videos, reviews, comentários… tudo isso para tirar aquela dúvida inicial que de como saber qual o software ideal para o sua empresa. 

  1. Instalação

Por fim, uma vez que você já sabe tudo sobre o sistema e como ele vai te ajudar, escolha o local ideal, a pessoa que vai gerenciar o software e adquira as licenças. Seja para plataformas premium ou gratuitas, o ideal é que a instalação seja segura e tenha o máximo de assistência para qualquer erro técnico, ok?

Conclusão 

Em conclusão, agora que você sabe o passo a passo para instalar os sistemas contábeis na sua empresa, está na hora de escolher o software e botar a mão na massa. E olha só, nada de pular etapas, beleza? Se quiser praticidade e agilidade, busque de outro lugar, como por exemplo a plataforma do Elo Fiscal

Hiperautomação e gestão completa do setor fiscal da sua empresa para você ter tempo para cuidar do que importa. Não perca tempo! Clique aqui e teste por 30 dias grátis.

Matérias relacionadas
Elo Fiscal

Automatize os seus processos e comece a se organizar hoje! Ganhe 30 dias grátis.