Uma grande dor de cabeça dos empresários com certeza é a preocupação com a economia de impostos pagos pela empresa. Essa limitação, que é um desânimo muitas vezes para a trajetória empresarial, pode atrapalhar de alguma forma seu crescimento.
Para que isso não aconteça, algumas ferramentas podem ser implementadas para garantir essa economia. Mas calma, não estamos falando de trâmites ilegais. Para saber como economizar em impostos, o Blog do Elo Fiscal preparou um conteúdo completo com cinco dicas para pagar menos tributos. Acompanhe a seguir!
Elisão fiscal e economia de impostos
Primeiramente, precisamos destacar um fato muitas vezes desconhecido: a economia de impostos precisa ser uma medida legal, sem comprometer a regularidade da empresa. Isso é possível? Sim, é sim. Através de estratégias de elisão fiscal.
As estratégias de elisão fiscal são, de forma resumida, um estudo das possibilidades legais para diminuir a incidência de impostos. Essas estratégias são, muitas vezes, evidenciadas pelo próprio Governo através de benefícios fiscais.
As estratégias de elisão fiscais são feitas através de um planejamento tributário. Essa gestão dos processos fiscais da empresa é essencial para garantir um desenvolvimento saudável do negócio. No Brasil, somente em 2022 pagamos cerca de R$2,9 trilhões de impostos, e as empresas contribuem com boa parte desse valor. Não dá para negar que essa contribuição é imensa. De qualquer forma, se a ideia é economizar existem algumas estratégias que podem ser feitas a fim de diminuir esses valores legalmente. São elas:
1 – Estude seu planejamento tributário
O planejamento tributário é o documento mais importante para menor incidência de imposto. É ele que contém o estudo fiscal de toda a empresa em todas as etapas de desenvolvimento. Através desse estudo, é possível identificar possíveis estratégias de redução do valor de impostos, como por exemplo uso de benefícios fiscais ou enquadramento tributário adequado.
2 – Tenha um calendário fiscal
Atraso no pagamento de impostos vai ser sempre um fator de despesas a mais. Muitas vezes, a empresa comete atrasos e além de ficar inadimplente, paga impostos muito altos sobre esses atrasos. O ideal, é que sempre exista um controle eficaz das datas de pagamentos dos tributos através de um calendário fiscal que, nesses casos, evita que os atrasos sejam por falta de gestão.
3 – Tenha uma contabilidade eficiente
Além disso, é extremamente importante que o controle de impostos seja feito por uma contabilidade parceira e suportiva. Dessa forma, toda burocracia envolvendo o pagamento de impostos e controle de documentos fiscais pode ser feita por profissionais capacitados. A consequência dessa praticidade é, acima de tudo, sua a economia.
4 – Terceirize processos não essenciais
Em suma, para qualquer caso o controle operacional da empresa já é muito trabalhoso individualmente. Por isso, a priorização de um método simplificado de atuar como empresa é efetiva, seja para prestadores de serviço ou comércio. Parece controverso, mas na verdade pode ser muito mais econômico terceirizar alguns serviços para diminuir despesas com folha de pagamento, recursos internos e capacitação de profissionais.
5 – utilize ferramentas de tecnologia de automação
Por fim, mas não menos importante, a tecnologia é a maior aliada de praticidade e economia desde sempre. As soluções tecnológicas são estratégias de otimização de tempo e dinheiro mais eficazes que temos. Para isso, uma empresa pode contar com modelos de automação fiscal, que gerenciam e armazenam toda documentação desse setor, e realizam diversas operações. Entre elas:
- Gestaõ de NF-e;
- Cálculo de tributos automático;
- Gestão de impostos a pagar e a receber;
- Conversão de documentos fiscais;
- Administração de Guias de Pagamento.
Mas, onde encontrar essa ferramenta? Calma, o Elo Fiscal é tudo isso e muito mais. A plataforma de hiperautomação fiscal é a solução para essa gestão tão necessária para as empresas. E o melhor de tudo é que você pode testar grátis a plataforma por 30 dias. Acesse aqui e saiba mais.