Na onda de evolução digital constante em que estamos inseridos, quanto mais temos contato com a tecnologia, mais buscamos aplicá-la na nossa rotina. Nesse interesse de que boa parte dos nossos processos sejam digitais, nossa rotina com trabalho e responsabilidade são as que mais buscamos que sejam modernas e automáticas. Afinal, é pra isso mesmo que serve a tecnologia: tornar nossa vida mais simples. Uma das áreas que mais tem se beneficiado com a transformação digital é a contabilidade, que tem automatizado a maioria dos processos burocráticos. Mas, a pergunta que fica é: é possível automatizar tudo no setor contábil de uma empresa? Até onde a digitalização pode ir?
Essa e outras perguntas nós respondemos a seguir. Acompanhe!
Benefícios da automatização para contabilidade
Não é novidade pra ninguém que a carga tributária brasileira é uma das mais complexas do mundo. Sem contar a legislação, que pode mudar rapidamente e precisa ser estudada a cada atualização. Essa densidade e complexidade, combinada a uma série de processos burocráticos, torna a vida de profissionais de contabilidade muito mais difícil.
A notícia boa é com sistemas cada vez mais moderno é possível — além de inteligente! — diminuir essas dores do setor contábil e fiscal. Isso acontece, pois, sistemas de automação de tarefas ajudam a diminuir erros humanos, aumentar a produtividade além de garantir atualização com a legislação tributária vigente. Além disso, outras soluções podem proporcionar gerenciamento dos documentos fiscais, relatórios e análises em tempo real de contas a pagar e receber e muitas outras ferramentas úteis.
Em cada caso, o profissional de contabilidade e sua equipe deve tentar entender quais são as ferramentas prioritárias de digitalização e quais delas estão disponíveis no mercado com melhor custo-benefício.
E por falar em benefícios, as consequências da escolha de uma boa ferramenta, como as de automação, por exemplo, incluem diversos fatores como:
- Redução de custos operacionais;
- Redução de erros;
- Integração de processos;
- Aumento da produtividade;
- Menor tempo gasto nas atividades;
- Maior controle e organização do setor contábil e fiscal.
E muitos outros!
Entenda mais sobre os benefícios de automação aqui.
Finalmente, podemos falar sobre o assunto pelo qual estamos aqui:
É possível automatizar tudo no setor fiscal?
A resposta breve é que não, não é possível. Isso porque o trabalho fiscal e contábil exige um fator impossível de digitalizar que é justamente o lado humano desse serviço. Apesar de estarmos em uma crescente digital de Inteligência Artificial, as máquinas ainda não podem fornecer uma assessoria humana e personalizada que só o contador é capaz de oferecer às empresas que atendem. Por outro lado, pra que esse contador invista em uma assessoria humana, ele precisa de tempo útil. E para isso, as soluções de automatização são fundamentais. Dessa forma, os profissionais eliminam a burocracia e a repetição desnecessária para dedicar tempo e espaço para ser o apoio que seus clientes precisam.
Contudo, por mais que essa área mais consultiva do contador seja um grande diferencial de valor para os clientes, manter um serviço livre de erros e moderno também é. Para cada caso, vale pesquisar primeiramente qual é a solução que mais combina com seu perfil.
Entre as soluções disponíveis no mercado temos os aplicativos, softwares ou plataformas de gestão fiscal. Cada uma delas possui uma particularidade, além de soluções disponíveis e claro, preços.
Entenda aqui como escolher a melhor plataforma de gestão fiscal pra você.
Se você quiser dar uma encurtada na sua busca por um software de automação fiscal, comece por um que é hiperautomático. A plataforma Elo Fiscal oferece as principais soluções automáticas para os profissionais contábeis. Não perca tempo: clique aqui e agende uma demonstração.