Empresas estão constantemente buscando aprimoramento e desenvolvimento saudável em prol da permanência do negócio no mercado. Por isso, é muito comum que o trabalho para tornar a rotina empresarial mais prática e otimizada seja um grande investimento da gestão. Contudo, alguns negócios específicos tendem a investir um pouco mais nesses aprimoramentos. Os escritórios de contabilidade são um exemplo disso.
Cada vez mais, o serviço de contabilidade busca ferramentas para tornar suas entregas mais práticas, ágeis e precisas. Dessa forma, se garante o bem-estar dos parceiros e clientes, mas também dos próprios profissionais de contabilidade, que evitam uma carga exaustiva de trabalho burocrático. Quer entender como fazer isso? A seguir, o Blog do Elo Fiscal vai mostrar como otimizar a rotina do escritório de contabilidade em passos simples.
A burocracia contábil
Entre os muitos desafios dos escritórios de contabilidade, os obstáculos ao lidar com a burocracia ficam no topo da pirâmide. A quantidade de processos detalhistas que envolvem a contabilidade — cálculos, documentos fiscais, elaboração de demonstrativos e até a assessoria ao cliente — demandam tempo, atenção, repetição e muita expertise para lidar com a regularidade da empresa.
Dessa forma, a contabilidade tem se reinventado para promover cada vez mais praticidade na rotina, utilizando diversas ferramentas para auxiliar justamente na gestão de toda essa burocracia.
Como otimizar a rotina de um escritório de contabilidade?
O primeiro e um dos mais importantes passos para tornar as etapas de entrega de um escritório de contabilidade mais efetivos é entender como a digitalização pode ser o maior aliado da otimização de uma empresa. Conhecer as ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado pode ser o primeiro passo para ajudar na gestão contábil/fiscal da empresa.
E pode ter certeza de uma coisa: seja qual for a sua demanda, existe uma ferramenta disponível para te ajudar. Isso porque a tecnologia está em constante atualização, e a cada necessidade no mercado nasce uma oportunidade de negócio que se adapta ao contexto da sua empresa.
O passo a passo para iniciar os processos de digitalização e utilizar a tecnologia na rotina contábil é:
- Conheça e estude as ferramentas disponíveis para seu nicho;
- Entenda qual a área de déficit na sua empresa;
- Avalie o custo-benefício daquele sistema;
- Teste as ferramentas;
- Implemente.
E entre as áreas mais comuns de implementação de tecnologia nos escritórios de contabilidade, temos:
- Ferramentas de comunicação interna;
- Ferramentas de gerenciamento de projetos;
- Ferramentas de gestão de tempo;
- Ferramentas de assinatura digital;
- Ferramentas de armazenamento de NF-e;
- Ferramentas de automação;
- Ferramentas de gestão fiscal.
Por fim, para essa etapa não tem erro: é muita pesquisa e estudo de todo esse mar de oportunidades disponíveis no mercado. Para escolher, é importante seguir a lógica de que o sistema ideal é aquele que te atende de forma personalizada de acordo com suas necessidades.
Apesar disso, é interessante considerar sistemas integrados e que expandem uma carteira de soluções nas necessidades da empresa, como por exemplo, integrar uma ferramenta de cálculo automático a um gestor fiscal e que ao mesmo tempo identifique contas a pagar e receber.
Veja também: 5 dicas de gestão para contadores
A plataforma online do Elo Fiscal trabalha com um modelo de hiperautomação. Além de cálculos automáticos, a plataforma faz gerenciamento de todos os documentos fiscais e muito mais! Teste 30 dias grátis na plataforma e conheça os benefícios da hiperautomação.