Empreendedores no Brasil enfrentam uma série de dificuldades em diversas áreas. Entre elas, a área fiscal se mostra como uma das mais complexas, visto a dificuldade que é lidar com a tributação no nosso país. Em meio aos empecilhos de gestão contábil, fiscal e financeira, os donos de negócios encontram obstáculos para manter essas áreas alinhadas e organizadas.
Contudo, por mais que os erros fiscais sejam comuns, eles podem ser evitados. Por isso, a primeira lição que trazemos neste artigo é que nunca é tarde para começar a se organizar, e é possível sim ter uma gestão fiscal eficiente para empresas de qualquer tamanho.
Para isso, a seguir vamos te dar 5 dicas valiosas de como evitar problemas na área fiscal. Confira a seguir!
Mas, primeiramente, vamos entender:
Por que cuidar do setor fiscal?
Como mencionamos anteriormente, a tributação brasileira é o primeiro motivo pelo qual devemos considerar cuidados para a área fiscal. Além disso, outro fator relevante para que você direcione esses cuidados para o financeiro está justamente em evitar gastos desnecessários. Entre eles, claro, as multas para com o Fisco.
No final das contas, empresários lidam com uma a dificuldade evitar que a quantidade de impostos e possíveis erros não tenham um impacto no lucro da empresa. Por isso, os cuidados com a área fiscal refletem diretamente no caixa da empresa, que se organizada e pagando menos impostos de forma legal, evita gastos desnecessários e ainda mantém a empresa segura em conformidade com a Receita Federal.
A importância da gestão financeira
Além disso, para lidar com a complexidade fiscal, a gestão financeira deve ser aliada do empreendedor. As ferramentas de gestão são fundamentais na estratégia de permanência do negócio e, se deparando com a realidade de controlar as despesas, o empreendedor precisa conhecer estratégias para que a organização das finanças diminua a incidência de erros. Para isso, o empreendedor pode:
- Ter um planejamento financeiro;
- Estar por dentro das movimentações de caixa;
- Dedicar um momento semanal para ajustar as finanças;
- Registrar e documentar a evolução do patrimônio financeiro;
- Evitar ao máximo dívidas e inadimplência.
Porém, vamos ao que interessa: e quando a organização financeira não dá certo? E quando o dono da empresa ou até a própria contabilidade precisa de ajuda para evitar erros? Confira a seguir!
1 – Tenha um calendário fiscal
Com certeza o calendário fiscal é uma das ferramentas mais importantes para evitar os atrasos com a Receita Federal. Todo ano, a agenda fiscal possui diversas datas importantes para ficar no radar da sua contabilidade e, por isso, ter seu próprio calendário ajuda a organizar as pendências daquela semana, mês ou semestre.
2 – Tenha clareza sobre suas finanças
Outra ferramenta para evitar os erros fiscais já foi abordada anteriormente e é a tão falada, mas pouco praticada, gestão financeira. Especificamente, neste tópico estamos falando sobre entender as movimentações financeiras do seu negócio. Ou seja, quais são as receitas e despesas, prejuízos ou lucros, mas também o volume de caixa e estoque. Todos esses indicadores precisam estar no radar do setor financeiro para maior clareza e controle das operações.
3 – Não misture conta empresarial com a pessoal
Não ter um espaço e setor individual para suas contas empresariais é um dos maiores erros que a empresa pode cometer. Principalmente, quando estamos dialogando com pequenos negócios, é comum que uma conta empresarial ou setor financeiro dividido para os negócios não esteja nos planos. Contudo, é justamente essa segregação de CNPJ e CPF que ajuda as empresas a se desenvolverem sem confundir as coisas. Se possível, abra uma conta bancária empresarial.
4 – Alinhe seus objetivos com time fiscal
A contabilidade e a equipe financeira da sua empresa são fundamentais na construção de uma área organizada e sem erros. Por isso, ter especialistas que te apoiam nessa área pode ser a chave para evitar desalinhamentos financeiros. Seu time não precisa ser grande, mas precisa estar alinhado com as suas expectativas e necessidades.
5 – Busque apoio da tecnologia
Por fim, mas não menos importante, quando se trata de erros na área fiscal, a tecnologia pode ser o maior dos aliados. A gente sabe que errar é humano, por isso, nesses momentos buscamos apoio das máquinas. Seja através da Inteligência Artificial ou softwares de gestão fiscal, as ferramentas tecnológicas conseguem reduzir os erros humanos em proporções surpreendentes. Confira alguns benefícios:
- Automatização de tarefas e entregas;
- Monitoramento, diagnósticos e relatórios;
- Emissão e preenchimento automático de documentos fiscais;
- Calculadoras automáticas
E muito mais!
O Elo Fiscal é uma plataforma completa de hiperautomação. Integrada com as maiores necessidades de gestão fiscal, a ferramenta ajuda a reduzir erros e impulsionar o crescimento das empresas em poucos cliques! E o melhor, é que você pode testar a plataforma por 30 dias grátis! Clique aqui e conheça o Elo Fiscal.